terça-feira, 11 de junho de 2013

Como fazer o bebê dormir a noite toda


Primeiro precisamos definir o que é dormir a noite toda o que varia conforme a idade do bebê.

Até o segundo mês é muito raro um bebê conseguir dormir mais de 4 horas seguidas e na verdade se a mãe estiver amamentando precisa das mamadas frequentes para garantir o bom suprimento de leite.
Sei que essa não é a melhor notícia pra quem anda constantemente "caindo pelas tabelas". Mas vai passar!

A partir do terceiro mês muitos bebês , sozinhos, começam a dormir das 12h até as 6h da manhã. Isso acontece porque conforme o pequenino cresce, seu estômago também aumenta de capacidade e portanto uma boa mamada já permite sustentá-lo por mais tempo.

Se seu bebê está dentro da faixa ideal de crescimento, seguem algumas dicas para incetivá-lo a te garantir um pouquinho mais de sono:

-Comece a reduzir o tempo das mamadas da madrugada. Comece a cronometrar e tirar um minuto por dia.

-Pare de trocar a fralda a não ser que ele chore por causa disso. Se possível coloque uma fralda de tamanho maior e encha de creme contra assaduras para prevenir.
Quando minha filha dormiu a noite toda pela primeira vez foi um dos dias mais felizes da minha vida!!!!

-Caso precise trocar. Você pega, dá carinho, mamá, faz o que precisar, mas tudo em silêncio. Tente evitar luz forte e contato visual.

-Garanta que o bebê tire as sonecas entre as mamadas inclusive a da noite. O bebê precisa estar relaxado para poder dormir mais tempo. Ficar o segurando acordado só o deixará mais cansado (sobrecarga) dificultando todo o processo.

-Se seu bebê gostar de banho, comece a dá-lo à noite para que fique bem relaxado e mesmo que tenha mamado uma hora e meia antes dê mais uma mamada depois do banho para dormir de barriguinha bem cheia.

- Se seu bebê for muito sensível aos estímulos visuais, tire os brinquedinhos do berço.
Foi conselho do meu pai, pra mim funcionou maravilhosamente. É uma forma de condicionar o nenê. Tentar ensiná-lo que o berço é pra dormir.

-E por último, o que foi o mais difícil, mas acho que deu resultado. Deixar que ele aprenda a adormecer sozinho no berço. Isso é importante pois se acordar no meio da noite pode voltar a dormir sem chorar.

Quando balançávamos nossa filha para dormir ou a fazíamos dormir no colo ela sempre acordava nos procurando algumas horas, as vezes 15 min depois. Começou a dormir mais tempo depois que passou a adormecer no berço.

-O bebê fica condicionado a algumas atitudes, é legal fazer vários rituais diferentes e adotar o que parecer dar mais certo. Recomendam que faça todos os dias uma rotina bem parecida daí o nenem fica menos ansioso porque já sabe o que está por vir.
A nossa é assim: banho>mamá>fralda>nana nenê (cantiga de ninar)>berço. Agora com 5 meses ela vai pra cama por volta entre 7 e 8 horas, mama dormindo entre 10 e 11 horas e vai até as 7h da manhã.

Fonte:  http://sonodobebe.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário