quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dicas de Como Fazer um Bom Arremesso na Pesca de Praia

Foto de um pescador fazendo um arremesso com uma vara de pesca de praia



Arremessar é uma arte!. E como toda arte, os arremessos requerem de nós, pescadores, conhecimento, prática, equipamento adequado e atenção aos detalhes na hora de cada arremesso. Pois para obtermos arremessos longos e precisos na pesca de praia, não é preciso apenas força, mas sim jeito, agregado ao estilo escolhido e ao material utilizado para o mesmo.

Para fazer bons arremessos, você terá que saber lidar com a força do vento, que além de diminuir a força e distância dos lançamentos, devido ao atrito entre Âmbos, o vento forte é considerado um dos maiores vilões da pesca de praia. Portanto, você que é um iniciante, procure praticar a pesca de praia, se possível, sempre ao amanhecer, quando a ação do vento é sem dúvida menor em relação a outros horários. Aproveite a ausência da ação do vento para treinar o estilo de arremesso escolhido por você, até que esteja preparado para encarar qualquer maré ou condições meteorológicas.

MATERIAL DE PESCA DE PRAIA E ESTILOS DE ARREMESSO
Na pesca de praia, existem 3 estilos de arremessos que apresentam resultados diferentes, porém requerem do pescador, bastante técnica e treino para efetuá-los com perfeição e eficiência. 

 1º - Frontal - Arremesso feito com os braços para trás, de frente pro mar, com a vara(caniço, cana) à 9 horas, como mostra a figura abaixo. Observe que a mão direita no término do arremesso se projeta para frente, enquanto que a esquerda, para trás, com o cotovêlo próximo a cintura.

 Arremesso Frontal 

 2º - Lateral - Como mostra a ilustração, é efetuado com uma certa curvatura dos braços, pernas e corpo, usando a força da ponta da vara e não a força bruta. É tudo uma questão de jeito!. Veja que a força inserida é apenas nos 1º e 2º passos. Depois, é só deixar que a impulsão da vara(caniço, cana) faça sua parte, apenas administrando o recolhimento da vara e linha após a caída da chumbada(chumbo) na água. 
 Arremesso Lateral 

 3º - Pêndulo - Já o arremesso pendular, requer muita técnica pois o mesmo é feito em 6 passos e qualquer erro durante a execussão, pode resultar na perda do material que compõem o chicote de pesca de praia. Esses material são: chumbadas(chumbo), snaps(presilhas), rotores, destorcedores(giradores), anzóis e linha.

 Arremesso Pendular 

MATERIAL RECOMENDADO PARA OBTER LONGOS ARREMESSOS NA PESCA DE PRAIA

Quanto ao material recomendado para facilitar e proporcionar bons arremessos, você deve usar:

►   1 - Vara de ponta dura e ação rápida, com o dobro de seu tamanho. Se tiver 1,65 de altura, use uma vara de 3,60 ou até mesmo 3,90 metros.
►   2 - Molinete de porte médio, porém o mais leve possível, com 3 rolamentos e capacidade para mais de 300 metros linha 0,25mm no tambor.
► 3 - Linha principal com espessura 0,25mm de multifilamento, ou 0,30mm de monofilamento(nylon)
►   4 - Leader (arranque, saída) de linha 0,40mm de fluorcarbono, com o dobro do tamanho da vara
►   5 - Use chumbadas torpedo ou pirâmide, que mesmo em atrito como a ação do vento, oferece melhor resultados nos lançamentos em dias de vento intenso.
► Obs.: Por último, vale lembrar que o maior segredo de um bom arremesso na pesca de praia, está no jeito técnico de arremessar, e não só na força que é empregada nos mesmos.
A Todos, Boa Sorte e Pesca!.



Um comentário:

  1. Muito boa suas dicas, isto ira me ajudar muito, pois estarei de férias na semana que vem e vou ao litoral aproveitar estas dicas, possuo uma vara de fibra-carbono de 5,20m e gostaria de perguntar se deveria amarrar a isca com fio de costura ou mesmo o elastek, aquela borrachinha que é usado no soutien, pois desta forma não perderia a isca ao arremessar a linha.

    ResponderExcluir